O QUE SOMOS?

Minha foto
Rio Grande do Norte
.“O chamado staff científico é composto por estudiosos de várias áreas, especialmente teóricos do teatro e antropólogos, ligados a universidade e centros de pesquisa. Podem participar das aulas práticas e atuam como dinamizadores nos chamados Gardens – grupos de trabalho em que se discutem temas ligados a antropologia teatral, os Gardens se destinavam instituir ao ar livre: A terceira parte da manhã destina-se ao trabalho com os grupos temáticos, designados Um Jardim de Luz e Sombras – a técnica das oposições, ou, mais simplesmente, Gardens (Jardins), como o chamávamos”... (MARIZ, 2008, p. 21. A ostra e a pérola)

domingo, 30 de março de 2014

TOME-lhe...

contribuições pela rede de denúncia virtual:

ESTUDANTES DA UFRN SÃO REPRIMIDOS NO DEART

ALGUNS ESTUDANTES ONTEM (28/03) SE REUNIRAM POR VOLTA DAS OITO DA NOITE NO DEPARTAMENTO DE ARTES DA UFRN PARA ASSISTIREM A UMA APRESENTAÇÃO MUSICAL E “FICAREM NA PAZ”.

DE REPENTE UM SEGURANÇA APARECE PARA UM GRUPO DE QUATRO ESTUDANTES E ACUSA UM DOS QUATRO DE ESTAR PICHANDO A PAREDE DO DEPARTAMENTO SEM NINGUÉM TER VISTO NADA DO QUE ELE O ACUSAVA.

MINUTOS DEPOIS O EFETIVO DA SEGURANÇA É ACIONADO E SE DIRIGE COM VÁRIAS VIATURAS EM DIREÇÃO DO DEPARTAMENTO PARA INTIMIDAR OS ESTUDANTES QUE ESTAVAM EXERCENDO O SEU DIREITO UNIVERSITÁRIO DE USUFRUTO.

OS ABUSOS DE AUTORIDADE POR DESVIO E POR EXCESSO SE MANIFESTARAM CONTRA OS ESTUDANTES QUE TENTAVAM SER AMISTOSOS SOB A FORMA DE VIOLÊNCIA VERBAL DIRIGIDA ÀS MULHERES E DE INTIMIDAÇÃO AOS DEMAIS ALI PRESENTES CONSTRANGIDOS.

ALÉM DO MAIS A SEGURANÇA EXIGIA OS DOCUMENTOS DO ACUSADO SEM TER LEGITIMIDADE PARA ISSO FOTOGRAFANDO AS PESSOAS QUE SE SOLIDARIZARAM COM A SITUAÇÃO INESPERADA E ABSURDA EM HORÁRIO LETIVO.

INCAPAZES DE SEREM PACÍFICOS E TRABALHAREM BEM OS SEGURANÇAS TENTARAM LEVAR O ESTUDANTE ACUSADO DE SER ARTISTA NA MALA DAS SUAS VIATURAS ATÉ QUE NINGUÉM OS DEIXASSE SER LEVADO PELOS TROGLODITAS INSTITUCIONAIS.

EM SEGUIDA OUTRO ESTUDANTE QUASE QUE FORA DETIDO E JOGADO ALGEMADO NA VIATURA PELA SEGURANÇA PORQUE CONTESTOU A INTERVENÇÃO VEXATÓRIA DOS SEGURANÇAS SOBRE OS ESTUDANTES CUJA ÚNICA FUNÇÃO É PRATICAR O QUE APRENDEM.

DESMORALIZADOS PELOS ESTUDANTES QUE CONSCIENTES DOS SEUS DIREITOS NÃO PERMITIRAM QUE NINGUÉM FOSSE LEVADO OS SEGURANÇAS INSISTIRAM EM SER GROSSEIROS E TRATARAM COM INDECOROSIDADE A TODO MUNDO NO MOMENTO.

OS ESTUDANTES REVOLTADOS RESISTIRAM E FIZERAM A SEGURANÇA FICAR “PIANINHO” BRADANDO PALAVRAS DE ORDEM REPUDIANDO OS BRUTAMONTES QUE ESTAVAM COM ARMAS DE FOGO NAS MÃOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL.

ENQUANTO ISSO OS ASSALTOS SÃO PRATICADOS PELO CAMPUS DA UFRN TODOS OS DIAS E NÃO FAZ MUITO TEMPO UM ESTUDANTE FOI ALVO DE BALA PERDIDA EM UMA PARADA DE ÔNIBUS ONDE ESPERAVA O TRANSPORTE PRECÁRIO OFERECIDO PELA INSTITUIÇÃO.

NO ANO DE 2012 A SEGURANÇA ATIROU COM MUNIÇÃO LETAL CONTRA OS ESTUDANTES EM UMA CALOURADA E A REITORIA FOI OCUPADA POR UM GRUPO DE PESSOAS EXIGINDO RADICIAS TRANSFORMAÇÕES NA FORMAÇÃO DOS SEGURANÇAS.

MESMO TENDO A REITORIA SE COMPROMETIDO PERANTE A JUSTIÇA DE HUMANIZAR OS SEUS BRUCUTUS ATÉ HOJE NENHUMA DAS SUAS PROMESSAS FORAM CUMPRIDAS E A SEGURANÇA CONTINUA REPRIMINDO COM TRUCULÊNCIA OS ESTUDANTES.

COMO SE A REPRESSÃO PRATICADA PELA SEGURANÇA CONTRA ESTUDANTES TRANSEXUAIS NOS BANHEIROS DA UNIVERSIDADE FOSSE NATURAL ELES AGORA ESTÃO GRITANDO COM AS MENINAS E CENSURANDO A EXPRESSÃO ARTÍSTICA COM REPRESÁLIAS AMEAÇADORAS.

OS ESTUDANTES NÃO SE SENTEM PROTEGIDOS PELA SEGURANÇA QUANDO ESTA TENTA PRENDÊ-LOS TORCENDO OS SEUS BRAÇOS PARA ALGEMÁ-LOS COMO SE ELES ESTIVESSEM RESISTINDO À PRISÃO E REPRESENTANDO SEVERA AMEAÇA ÀS PESSOAS.

OS ARTISTAS MESMO DEPOIS DE TEREM PASSADO POR UMA DITADURA CONTINUAM SENDO VÍTIMAS DE CENSURA E AINDA POR CIMA SÃO POR IRONIA CENSURADOS NO PRÓPRIO DEPARTAMENTO DE ARTES NUMA UNIVERSIDADE PELA SUA SEGURANÇA.

OS ESTUDANTES E OS ARTISTAS JÁ ESTÃO DE “SACO CHEIO” DA SEGURANÇA HOMOFÓBICA E RACISTA QUE COM AS ARMAS DE FOGO NA MÃO COLOCANDO TERROR NA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA FICAM PENSANDO QUE PODEM REPRIMIR QUEM DESEJAREM.

OS ARTISTAS E OS ESTUDANTES ESTÃO EXIGINDO A DESMILITARIZAÇÃO DA SEGURANÇA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO ALÉM DA HUMANIZAÇÃO DOS SEGURANÇAS QUE REPRIMEM COM BRUTALIDADE A DIVERSIDADE UNIVERSITÁRIA PARA QUE ISSO JAMAIS SE REPITA.

CHEGA DE ATITUDES EXCESSIVAS TOMADAS PELA SEGURANÇA CONTRA A ESTUDANTADA QUE SÓ QUER SE DIVERTIR E PESQUISAR O QUE IMPORTA PARA A SUA FORMAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO QUE DEVERIA OFERECER AS CONDIÇÕES ESSENCIAIS AO ESTUDANTE.

CONTRA A CENSURA AOS ARTISTAS NO CAMPUS! PELA DESMILITARIZAÇÃO DA SEGURANÇA! CONTRA A REPRESSÃO À DIVERSIDADE NA UNIVERSIDADE! PELA HUMANIZAÇÃO DOS SEGURANÇAS! CONTRA O MONOPÓLIO DA ARTE NA UFRN! PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO UNIVERSITÁRIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário