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.“O chamado staff científico é composto por estudiosos de várias áreas, especialmente teóricos do teatro e antropólogos, ligados a universidade e centros de pesquisa. Podem participar das aulas práticas e atuam como dinamizadores nos chamados Gardens – grupos de trabalho em que se discutem temas ligados a antropologia teatral, os Gardens se destinavam instituir ao ar livre: A terceira parte da manhã destina-se ao trabalho com os grupos temáticos, designados Um Jardim de Luz e Sombras – a técnica das oposições, ou, mais simplesmente, Gardens (Jardins), como o chamávamos”... (MARIZ, 2008, p. 21. A ostra e a pérola)

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

''Propriedade Intelectual''

(desculpem os possiveis erros ortograficos de acentuação) '''Essa vai pra todas as chefias e seres que se sentem hierarquicamente superiores por possuirem títulos....'' ________________________________________________________________
Fomos todxs ensinados desde jovens que não há nada de novo neste mundo. Sempre que uma criança tem uma idéia empolgante, uma pessoa mais velha rapidamente lhe diz ou que está idéia já foi tentada antes e não funcionou, ou que outra pessoa não apenas teve a mesma idéia, mas também a desenvolveu e a expandiu além de limites que nenhuma criança conseguiria. 'Aprenda e escolha entre as idéias e crenças que já estão em circulação, ao invés de buscar desenvolver e arranjar as suas próprias'', é a mensagem, e esta mensagem é passada claramente pelos métodos de instrução usados tanto em escolas públicas quanto privadas no mundo Ocidental. ______________________________________________________________________________________ Apesar dessa atitude comum, ou talvez por causa dela, nós somos muito possessivos com as nossas idéias. O conceito de propriedade intelectual está entranhado na psicose coletiva ainda mais fundo que o conceito de propriedade material. Muitos pensadores já disseram que a ''propriedade é roubo'' ao falar de imóveis e outros capitais físicos, mas poucos ousaram dizer o mesmo sobre suas próprias ideias. Mesmo o mais notório dos pensadores ''radicais'' orgulhosamente proclamaram suas idéias como, acima de tudo, suas ideias. ______________________________________________________________________________________ Consequentemente, pouca distinção é feita entre pensadores e seus pensamentos. Estudantes de filosofia estudarão a filosofia de Descartes, estudantes de economia estudarão o Marx-ismo, estudantes de arte estudarão as pinturas de Dalí. Na pior das hipóteses, o culto da personalidade que se desenvolve ao redor de pensadores famosos evita qualquer consideração útil de suas ideias ou trabalhos de arte; partidários da adulação de herois juram aliança a um pensador e todos os seus pensamentos, enquanto outros que tem algum preconceito contra o ''proprietário'' das ideias tem dificuldades para nao ter preconceitos contra as proprias ideias. Na melhor das hipoteses, esta enfase no ''autor-proprietario'' quando consideramos suas proposições ou obras é irrelevante ao valor das proprias proposições ou obras, mesmo se as estórias sobre o indivíduo em questão são interessantes e possam encorajar pensamentos criativos por si proprias. ______________________________________________________________________________________ As proprias suposições por trás do conceito de ''propriedade intelectual'' exigem mais atenção do que temos lhes dado. Os fatores que afetam as palavras e feitos de um indivíduo são muitos e variados, entre os quais o ambiente socio cultural e a contribuição de outros indivíduos são de grande relevância. Dizer que uma ideia tem toda sua origem somente em um indivíduo, homem, ou mulher, é de um simplismo grosseiro. Mas estamos tão acostumados a alegar que itens e objetos são nossos e a sermos forçados a aceitar alegações similares dos outros, nesta competição sangrenta que é a vida na economia de mercado, que parece natural fazermos o mesmo com as idéias. Certamente deve haver outras formas de pensar sobre s origens e propriedades das ideias... pois nossa visão atual faz mais do que nos distrair das proprias ideias. ______________________________________________________________________________________ Nossa tradição de reconhecer ''direitos da propriedade intelectual'' é PERIGOSA pois ela deifica endeusa o ''pensador'' e o ''artista'' publicamente conhecido as custas de todos outros. Quando ideias são sempre associadas a nomes proprios ( e sempre aos mesmos nomes proprios), isto sugere que pensar e criar são habilidades especiais que pertencem a alguns individuos selecionados. Por exemplo, a glorificação do ''artista'' na nossa cultura, que inclui o estereotipo dos artistas como ''visionarios'' excentricos que vivem no limite ( na vanguarda) da sociedade, encoraja as pessoas a acreditar que artistas são significativamente e fundamentalmente diferentes dos outros seres humanos. Na verdade, qualquer um pode ser um artista, e TODXS são, em alguma medida. Mas quando somos levados a acreditar que ser criativo e pensar criticamente são talentos que somente poucos indivíduos possuem, aqueles de nós que nao foram sortudos o suficiente para serem ''batizados artistas'' ou ''filosofos'' por nossas comunidades não farão muito esforço para desenvolver essas habilidades. Logo, ficamos dependentes dos outros para muitas de nossas idéias, e devemos ficar contentes como espectadores do trabalho criativo dos outros? _______________________________________________________________________________________ Outro inconveniente incidental de nossa associação das ideias com individuos específicos é que isso promove a aceitação dessas ideias em sua forma original. Os estudantes que aprendem a filosofia de Descartes são encorajados a aprende-la de forma ortodoxa, ao invés de aprender as partes que acharem relevantes para suas proprias vidas e interesses e combinar essas partes com ideias de outras fontes. Por respeito ao pensador original, endeusado como ele é em nossa tradição, seus textos e teorias devem ser preservados como estão, sem jamais serem postos em novas formas ou contextos que possam revelar novas ideias. Mumificadas muitas teorias se tornam completamente irrelevantes a existência moderna, quando poderiam enriquecer a vida se fossem tratadas com um pouco menos de reverência. Então podemos ver que nossa aceitação da tradição da ''propriedade intelectual'' tem efeitos negativos em nossos esforços para pensar criticamente e aprender sobre nossa herança artística e filosofica. O que podemos fazer para resolver esse problema? ___________________________________________________________________________ Uma das possíveis soluções é o plágio. 'Dias de guerra, Noites de amor'

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